domingo, 9 de novembro de 2008

Comentário sobre as DIFERENÇAS SOCIAIS

Diferenças sociais

Nesse mundo de emoções
onde ações geram reações
canções encantam corações
covardes abrigam ladrões
quando vamos realmente lutar
deixar de lado a ganância
no caos esperança enxergar

neste Brasil desesperado
onde rico rouba pobre
mas pobre sai algemado
quando vamos esquecer o egoísmo
e enxergar o verdadeiro culpado?
Inocentes morrem em vão
e nos assola a violência
mas o governo jura que não
quanto dura nossa paciência?
Enquanto não me vem o futuro
o presente vivo com o peso
de um passado quase obscuro
muitos têm pouco
e poucos demais
mesmo que nos falte justiça
que a esperança não morra jamais.




Por que nós, humanos, embora sejamos uma única espécie biológica, desenvolvemos modos de vida tão diferentes e conflitantes?

Os seres humanos são muito diferentes. Variam na cor da pele, na altura, na forma dos olhos, no cabelo, no sexo e em muitas outras características físicas. Nós diferimos também em nossas crenças religiosas, nossos valores, nossos modos de estabelecer os laços familiares, no modo como assumimos os papéis de homem e mulher e em tantos outros aspectos da organização da vida em sociedade.

Também somos diversos nas características de nosso mundo subjetivo. Dentro de uma sociedade, ainda, o acesso às riquezas materiais e simbólicas resulta em diferentes possibilidades de organizar a vida. Isso sem falar naquelas diferenças que existem entre povos que vivem dentro de uma mesma nação e naquelas que existem entre nações.
A pluralidade cultural representa o acúmulo de experiências e conquistas humanas, porém, nem todas as diferenças são positivas, devendo assim, ser tratadas com maior teor crítico. È de praxe reconhecermos que, em nossa sociedade existem relações de desigualdade e dominação em que alguns grupos sociais acumulam bens materiais, saberes, prestígio e poder ao mesmo tempo em que impedem o amplo acesso de outros grupos a essas riquezas, sinalizando que uma parcela dessa diversidade está sendo reprimida, constrangida ou até mesmo eliminada.
Atualmente, a luta contra as desigualdades e pela afirmação de um convívio pacífico entre as culturas e grupos humanos tem se tornado um tema cada vez mais importante,já que, por mais que as diferenças determinem muitos aspéctos, não privam-nos de termos objetivos em comuns, por mais que estes, sejam conquistados por caminhos com grande diferencial.

Nenhum comentário: