domingo, 9 de novembro de 2008

Comentários sobre a OBESIDADE


A OBESIDADE é uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas que trazem prejuízos à saúde do indivíduo. Ela relaciona-se com dois fatores preponderantes: a genética e a nutrição irregular. A genética evidencia que existe uma tendência familiar muito forte para a obesidade, pois filhos de pais obesos tem 80 a 90% de probabilidade de serem obesos.
Já a nutrição está relacionada à quantidade e qualidade dos alimentos que ingerimos, já que, o excesso de alimentos (principalmente os mais gordurosos) aumenta o número de células adiposas em nosso organismo, trazendo assim, um processo que, talvez, seja irreversível. Isso acontece porque o peso excessivo causa problemas psicológicos, frustrações, infelicidade, além de uma gama enorme de doenças lesivas. O aumento da obesidade tem relação com: o sedentarismo, a disponibilidade atual de alimentos, erros alimentares e pelo próprio ritmo desenfreado da vida atual.
Atualmente, a obesidade é um dos maiores problemas de saúde encontrados, devido ao fato de um número casa vez maior de pessoas está se tornando obeso e o distúrbio atingir indivíduos de todas as classes sociais.



Estamos vivendo a era da globalização, de um modo de vida baseado na inatividade corporal frente às telas da TV e do computador, no consumo de alimentos industrializados, cada vez mais gordurosos e açucarados e, em ritmo acelerado e escala planetária, as culinárias tradicionais vão sendo substituídas por comidas mais rápidas calóricas.
As conseqüências dessa alimentação engordurada podem causar sérias enfermidades; artérias entupidas e diabetes são apenas algumas das possíveis conseqüências do excesso de peso. Mas, independentemente das conseqüências, existe hoje uma unanimidade entre os médicos para se considerar a própria obesidade como uma doença. E o que é pior: uma doença crônica e incurável. Como a gordura precisa ser estocada no organismo, todo obeso tem um aumento do número de células adiposas (obesidade hiperplástica) ou um aumento do peso das células adiposas (obesidade hipertrófica) ou uma combinação das duas coisas.
A atividade física tem que ser o primeiro item de qualquer programa realista de tratamento da doença. A pessoa sedentária deve começar reeducando-se em suas atividades cotidianas; o indivíduo precisa buscar uma mudança no estilo de vida, pois os fatores comportamentais desempenham, de longe, o papel mais importante no emagrecimento.

O exercício apresenta uma série de benefícios para o paciente obeso,como a diminuição do apetite, o aumento da ação da insulina, a melhora do perfil de gorduras, a melhora da sensação de bem-estar e auto-estima, melhorando o rendimento do tratamento com dieta.


No paciente que apresentava obesidade e obteve sucesso na perda de peso, o tratamento de manutenção deve incluir a permanência da atividade física e de uma alimentação saudável a longo prazo. Esses aspectos somente serão alcançados se estiverem acompanhados de uma mudança geral no estilo de vida do paciente.
Independente do tratamento proposto, a reeducação alimentar é fundamental, uma vez que, através dela, reduziremos a ingestão calórica total e o ganhamos a caloria decorrente.
Algumas doenças ligadas à OBESIDADE:

Nenhum comentário: